MÓDULO Desc. Cargo
FUNCIONALIDADE Descrição de Cargos
DATA ELABORAÇÃO      23/12/2024

 

 

 

 

Objetivo: Funcionalidade disponível para se ter uma visão completa da descrição de cargo de todos os cargos cadastrados no sistema. Com essa tela é possível configurar todas as características que envolvem um cargo como por exemplo os treinamentos obrigatórios, competências, missão do cargo etc.

 

 

 

Clicando em "Ver Relatórios", é possível gerar, visualizar e exportar relatórios relacionados a colaboradores, cargos, treinamentos e outras informações relacionadas a descrição de cargo.

 


Dentro da seção "Tipo de Relatório" podemos selecionar qual relatório iremos extrair os dados.

 

 

Treinamentos por Colaborador: Neste relatório conseguimos extrair todos os treinamentos que estão parametrizados para determinado colaborador e com a indicação de onde esse treinamento foi parametrizado.

 

Um pouco mais abaixo, temos o botão "Gerar". Ao clicar o sistema gera um documento no formato de Excel contendo todos os treinamentos parametrizados para o colaborador. Na coluna de letra G é possível visualizar onde encontrar este treinamento.

 


Treinamentos da Descrição de Cargo: Detalha os treinamentos associados às descrições de cargos.


Treinamentos do Cargo: Lista todos treinamentos parametrizados para o cargo.


Grupos sem Treinamentos: Identifica todos os grupos de colaboradores que não possuem treinamentos parametrizados.

Grupos sem Colaboradores: Identifica todos grupos de colaboradores que não possuem colaboradores parametrizados.

Para realizar essas parametrizações, veja mais aqui: Grupos (Hierarquia)

 

Validação de Nível de Escolaridade: Checagem entre o que foi lançado na descrição de cargo e o colaborador que ocupa este cargo para validar se o nível de escolaridade é coerente com o que foi informado.


Faixa Salarial: Validação entre os colaboradores que ocupam este cargo e a faixa salarial para identificar colaboradores que estão fora da faixa.

 

Além dos tipos de relatórios, esta seção possui outros filtros para os relatórios.

 

Empresa/Estabelecimento do Colaborador: Seleciona a empresa ou estabelecimento para o qual deseja gerar o relatório.

 

 

Filtro de Colaborador: Permite filtrar por nome do colaborador, disponibilizando informações específicas.

 

 

Filtro de Cargos: Seleciona cargos específicos para gerar relatórios. 

 


Setor do Colaborador: Filtra por setor, permitindo identificar treinamentos ou informações específicas por setor.

 


Departamento: Filtra por departamento dentro da organização.

 


Filtro por Treinamento Obrigatório: Seleciona se deseja incluir apenas treinamentos obrigatórios, opcionais ou ambos.

 

 

Depois de preenchido todos esses dados, para que possa gerar o relatório com base nos filtros aplicados devemos clicar sob a opção "Gerar"

 

 

Na seção "Exportar Descrição de Cargo", clique em "Gerar" para exportar as descrições de cargos em formato Excel.

 

 

Na página principal de "Descrição de Cargo", clique em "Nova Desc." para adicionar uma nova descrição de cargo.

 

 

Preencha os dados conforme solicitado e finalize clicando em "Gravar".

 

 

 

SGQ: Trata-se de uma sigla relacionada a um Sistema de Gestão de Qualidade. Por exemplo: ISO 9001 - Norma:1;

Veja mais aqui: Sist. Gestão da Qualidade


Título de Cargo: Nome do cargo que está sendo revisado.

O cargo deve estar previamente cadastrado nesta tela: Cargo

 

Número da Revisão: Indica a versão atual da descrição do cargo.
 

Data da Revisão: Data em que a revisão foi realizada.
 

Versão: Campo para indicar a versão específica da descrição de cargo.

 

Motivo de Revisão: Justificação para a revisão da descrição do cargo. Por exemplo: Alteração das obrigatoriedades de treinamento.

 

Objetivo de Cargo: Onde lançamos a missão do cargo, ou seja descrição do propósito ou responsabilidades de forma resumida.

 

Nível de Escolaridade: Indica o nível de escolaridade requerido.

 

 

Nível de Escolaridade (Pref): Nível de escolaridade preferencial para o cargo.

 

Formação (Pref): Formação acadêmica preferencial para o cargo.

 

Descrição de Experiência Mínima: Experiência mínima necessária.

 

Condição de Trabalho: Descrição das condições de trabalho.

 

Complexidade da Função: Descrição do nível de complexidade das tarefas e responsabilidades associadas ao cargo.

 

Conhecimentos Específicos: Campo para listar conhecimentos técnicos ou habilidades específicas requeridas para o cargo.

 

 

Subordinado a: Campo para indicar a quem o cargo se reporta diretamente.


Cargos Subordinados: Campo para listar os cargos que se reportam diretamente ao cargo em questão.

 

Tempo de Experiência Mínima

Anos: Campo para indicar o número de anos de experiência mínima necessária.
Meses: Campo para indicar o número de meses de experiência mínima necessária.

 

 

Tempo de Experiência Mínima na Função:

Anos: Campo para indicar o número de anos de experiência mínima na função específica.
Meses: Campo para indicar o número de meses de experiência mínima na função específica.

 

Tempo de Experiência Mínima na Empresa:
Anos: Campo para indicar o número de anos de experiência mínima na empresa.
Meses: Campo para indicar o número de meses de experiência mínima na empresa.

 

Faixa Salarial:
De: indica o valor inicial da faixa salarial.
Até: indica o valor final da faixa salarial.

 

Clique em "Duplicar Desc." para duplicar uma descrição de cargo existente. 

 

 

Use a seção "Copiar De" para selecionar o cargo de origem e "Copiar Para" para o destino.

 

 

Apagar dados existentes se descrição do cargo destino já existir:  Trata-se de uma caixa de seleção que, quando marcada, indica que os dados existentes no cargo de destino serão apagados antes de copiar a nova descrição.


Cargo destino: Uma lista suspensa onde o usuário seleciona o cargo de destino para o qual a descrição de cargo será copiada.

 

Número da Revisão: Campo onde o usuário pode especificar o número da revisão para a nova descrição do cargo.

 

Data da Revisão: Campo onde o usuário insere a data da revisão.

 

Motivo de Revisão: Campo onde o usuário pode descrever o motivo da revisão.

 

Após preencher, finalize clicando sob a opção "Gravar".

 

Além de duplicar a descrição de cargos, podemos também duplicar as atividades clicando sob esta opção.

 

 

Seguindo a mesma estrutura, temos a seção "Copiar De", onde contamos com uma lista suspensa para o usuário selecionar o cargo existente do qual deseja copiar a descrição.

 

 

Mais abaixo temos a seção "Copiar Para" onde o usuário deverá selecionar o cargo para os quais deseja copiar a descrição do cargo de origem. Podendo filtrá-lo e assim que selecionar o cargo desejado, finaliza clicando sob a opção "Gravar".

 

 

Ao clicar sob esta opção, podemos imprimir as descrições de cargo.

 

 

É necessário selecionar os cargos que deseja imprimir as descrições e finalizar clicando sob a opção "Imprimir".

 

 

Voltando a página principal de "Descrição de Cargo", na seção "Lançamento em Lote". Clicamos sob a opção "Treinamentos".

 

 

Ao clicar sob essa opção, permite aos usuários aplicar treinamentos a múltiplos cargos de uma só vez. 

 

 

Para que seja possível adicionar um novo treinamento, clique sob a opção "Novo Treinamento". Preencha todos os dados conforme solicitado, finalize clicando sob a opção "Gravar".

 

 

Para realizar o lançamento em lote das competências, clicamos sob esta opção:

 

 

Na seção "Competências" temos um campo de texto onde o usuário pode digitar ou selecionar uma competência específica que deseja associar aos cargos, selecionando também o Grau daquela compentência e em seguida selecionar os cargos desejados. Ao finalizar deverá clicar sob a opção "Gravar".

 

As competências devem estar previamente cadastrado nesta tela: Competência

 

 

Ao clicar sob a opção "Atividades" podemos lançar em lote as atividades relacionadas a determinado cargo.

 

 

Item: Campo de texto para adicionar ou exibir um item específico, com valor inicial de 0,00.

 

Grupo de Atividades: Campo onde o usuário pode inserir ou selecionar um grupo de atividades relacionadas ao cargo.

Os grupos de atividades devem estar previamente cadastrados nesta tela: Grupo de Função.

 

Nível Desejado: Através de uma lista suspensa, podemos definir o nível desejado para as atividades ou habilidades relacionadas ao cargo.

Devem estar previamente cadastrados nesta tela: Status Atividade.

 

Descrição: Campo para adicionar uma descrição detalhada do item ou atividade.

 

Observação: Campo para adicionar observações relevantes sobre o item, atividade ou cargo.

 

Autonomia: Campo para definir o nível de autonomia do cargo, com código. Exemplo: Código A - Toma decisões e pratica ações independentemente.

Deve estar previamente cadastrada nesta tela: Autonomia.

 

Setor: Lista de setores disponíveis na organização, onde o usuário pode selecionar os setores desejados.

 

 

Contamos ainda com um campo para filtrar os cargos, para poder selecioná-los e realizar o lançamento das atividades clicando sob a opção "Gravar".

 

 

Para encontrarmos os cargos desejados no painel principal, temos a opção de alguns filtros. Além de um checkbox onde ao selecionar é possível visualizar apenas os cargos em ativo.

 

 

Estabelecimento: Uma lista suspensa para filtrar por estabelecimento.

 

Treinamentos: Uma lista suspensa para filtrar por tipos de treinamentos.

 

Competências: Uma lista suspensa para filtrar por competências.

 

Esta página representa o painel principal de Descrição de Cargos, que permite a visualização, edição e impressão de descrições de cargos, incluindo detalhes sobre treinamentos, competências, atividades, responsabilidades econômicas e financeiras, formações, riscos e colaboradores associados.

 

 

Filtro Global: Campo de busca para filtrar cargos com base em termos específicos. Por exemplo a palavra "Analista", assim a a lista de cargos deve ser reduzida para exibir apenas os cargos que contém a palavra analista (86 - ANALISTA CONTABIL SR.; 169 - ANALISTA CONTAS A PAGAR E TESOURARIA PL; 1528 - Analista de comunicação).

 

Os cargos  agrupados nesse painel, estão empregues a seguinte ordem: Cargo, Número da Revisão e Data da Revisão. Para cada cargo listado, são exibidas informações sobre como:

 

Treinamentos: Ao clicar sob esta opção visualizamos todos os treinamentos que estão associados a este cargo. No caso do Cargo 190 - AJUSTADOR FERRAMENTEIRO II, possui 10 treinamentos obrigatórios.

 

 

Desse lado da página temos os treinamentos previamente cadastrados. Podemos adicionar novos treinamentos no cargo.

 

Enquanto desse lado visualizamos os treinamentos que estão associados ao determinado cargo.

 

 

Competências: Ao clicar sob esta opção visualizamos as competências que estão associadas a este cargo. No caso do Cargo 190 - AJUSTADOR FERRAMENTEIRO II, possui 15 competências relacionadas a esta descrição.

 

 

Desse lado podemos adicionar as competências que desejamos associar a esta descrição de cargo, definindo o seu grau mínimo.

 

E desse lado, temos as competências já adicionadas e associadas a essa descrição de cargo.

 

 

Atividades: Ao clicar sob esta opção podemos cadastrar e visualizar as atividades associadas a esta descrição de cargo. No caso do Cargo 190 - AJUSTADOR FERRAMENTEIRO II, possui 14 atividades relacionadas a esta descrição.

 

 

Ao adentrar a seção de atividades podemos realizar um cadastro de uma nova atividade relacionada a essa descrição de cargo preenchendo as seguintes informações.

 

 

Item: Número identificador da atividade a ser descrita.

 

Grupo de Atividades: Campo para agrupar as atividades por uma classificação. Por exemplo: Tarefas Operacionais.

 

Nível Desejado: Neste campo selecionamos o nível desejado para a atividade (Básico; Intermediário etc).

 

Descrição: Campo de texto onde deve ser inserida a descrição detalhada da atividade.

 

Observação: Campo de texto para adicionar observações adicionais relevantes à atividade.

 

Autonomia: Este campo indica o nível de autonomia do cargo em relação à atividade descrita. Exemplo: Cód: A - Toma decisão e pratica a ação independentemente.

 

Setor: Podemos lançar as atividades específicas para um ou mais setores.

 

Estabelecimento: Através desse campo podemos separar as atividades por estabelecimento.

 

 

Um pouco mais abaixo, visualizamos a seção das atividades já cadastradas e selecionadas a esta descrição de cargo e todas suas informações.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Objeto de Responsabilidade Econômica Financeira: Ao clicar sob esta opção podemos cadastrar e visualizar o objeto de responsabilidade econômica financeira associado a esta descrição de cargo.

 

 

Na primeira seção de página podemos cadastrar um novo o objeto preenchendo todas as informações solicitadas.

 

Na seção "Responsabilidades Econômicas Financeiras Cadastradas" podemos visualizar o objeto de responsabilidade já casdastrado e devidamente selecionado.

 

 

Formação: Clicando sob esta opção podemos visualizar qual o nível de escolaridade está associado a esta descrição de cargo. No caso do Cargo 190 - AJUSTADOR FERRAMENTEIRO II, possui 1 tipo de formação relacionado a esta descrição.

 

 

Depos de indicado o nível de escolaridade, devemos preencher os campos conforme solicitado, indicando as formações obrigatórias se for o caso e as opcionais.

 

 

Contamos ainda com uma seção para o caso de cancelamento ou baixa, onde devemos preencher o motivo, caso tenha alguma observação deverá ser preenchida também. Ao finalizar clicamos sob a opção "Salvar".

 

 

Risco: Ao clicar sob esta opção podemos realizar a gestão de risco dessa descrição de cargo.

 

 

Teremos a disposição todos os treinamentos obrigatórios dentro dessa descrição de cargo e assim devemos selecionar o grau de risco de cada um deles e finalizar clicando sob a opção "Gravar".

 

 

Colaboradores: Clicando sob esta opção podemos visualizar todos os colaboradores que estão associados a esta descrição de cargo. No caso do Cargo 190 - AJUSTADOR FERRAMENTEIRO II, possui 10 colaboradores relacionados.

 

 

 

Para realizar uma alteração de cargo de determinado colaborador, devemos clicar sob a opção "Alterar".

 

Adentrando a página de evolução profissional do colaborador, teremos acesso a todas as informações pertencentes a ele no que diz respeito ao cargo. Sendo possível realizar as alterações preenchendo os campos conforme solicitado.

 

 

Editar: Ao clicar sob esta opção é possível editar as informações relacionadas a descrição do cargo.

 

 

 

Imprimir: Clicando sob esta opção o sistema gera um documento contendo a descrição completa do cargo selecionado. Este documento pode ser uma página imprimível ou um arquivo PDF.

 

 


Atualizado em: 23/12/2024



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